http://www.imolinari.com.br/wp-content/uploads/2013/05/helen-p-artista.jpgRelease

Helen Isolani

Nascida em São Paulo, começou a estudar música (piano) desde criança. Desde 2004, tem estudado canto lírico com a preparadora vocal Neyde Ziviani, em Belo Horizonte. Antes de estudar canto, fez graduação em Turismo, pela UNIFOR, em Formiga – MG, formando em 2011.

Fez também sua formação artística no CEFAR – Centro de Formação Artística – do Palácio das Artes – BH, começando em 2005 e formando em 2009, tendo como orientação no Canto o professor Néstor Gurry, hoje, colega de trabalho. Com Néstor, sempre participou de recitais de câmara e apresentações em geral. E, no Palácio das Artes, estudou música e dança. Em 2013, se graduou Bacharela em Canto pela UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais, sob a orientação da professora Elisete Xavier.

Dando continuidade à sua formação lírica e artística, foi coralina e solista do “Coral Sem Fronteiras” sob regência de Robério Molinari, tendo participado também como solista da Missa de Mozart em Dó maior, do Glória de Vivaldi (2006 a 2009) e do Oratório de Natal de Camille Saint-Saëns (2008), este último sob a regência de Márcio Miranda.

Em março de 2010, participou do “I concurso de canto Lírico (ópera) do Rotary Clube”, em São Paulo, sendo uma das finalistas, e em março de 2011 participou do “Concurso Internacional de Canto Maria Callas”, também em São Paulo.

Através do trabalho crossover com o grupo i Molinari camerata musici, participou de diversos eventos, participando de turnê em Cuba, no evento “Romerías de Mayo”, na cidade de Holguín, em maio de 2012, com 3 récitas de árias de ópera, classical crossover e música brasileira.

Foi integrante do grupo teatro-musical “Voz & Cia”, sob a regência e direção cênica de Ernani Maletta, trabalhando na “Ópera do Malandro” e no musical “O Grande Circo Místico”.

É musicalizadora e professora. Como educadora musical, trabalhou em escolas de música e em escolas regulares musicalizando crianças e adultos, desenvolvendo projetos cultural-musicais. Trabalhou com o compositor Andersen Viana participando como atriz/cantora do musical infantil “A Cigarra e a Orquestra”.

Desenvolve pesquisa musicológica e histórica dentro da cultura celta e apresenta o espetáculo “Canções Celtas para Harpa e Voz”, idealizado há mais de 5 anos – o “The Celtic Songs” – onde participa de concertos dramático-musicais e em eventos em geral.